Por Favor aguarde...
 
 

Neste momento, está a fazer Dieta?

Ver Resultados

Nadar ajuda a perder peso?

Nadar ajuda a perder peso?

Aderiu à natação como forma de perder peso? Não está sozinho. Grande parte das pessoas pensa que a natação é uma forma eficaz de perder peso.


É por isto que a procura tem aumentado bastante nos últimos anos.


No entanto, alguns estudos sugerem que nadar não é um meio eficaz para perder peso e que de facto, se pode ganhar peso com a natação.


Muitos consideram a natação um dos melhores exercícios para perder peso e tonificar os músculos porque quando nada, grande parte dos músculos são exercitados. Para além disso, nadar tem um efeito semelhante à aeróbica, dando ao coração e pulmões a sua dose de exercício.


Apesar destes benefícios, um estudo publicado na Revista Americana de Medicina do Desporto, demonstrou que sem uma alimentação cuidada e controlada, a natação tem pouco ou nenhum efeito na perda de peso.


O autor do estudo, o professor Grant Gwinup, relacionou através de experiências, a natação e a perda de peso e chegou a estes resultados surpreendentes:

  1. Indíviduos colocados num programa de bicicleta perderam 8.5 kg em 90 dias
  2. Os que fizeram programa de passadeira, perderam no mesmo período, cerca de 7.7 kg
  3. Os indivíduos no programa de natação ganharam 2.2 kg


Surpreendido?


O professor Gwinup assumiu que nadar em água fria estimula o apetite e o consumo de calorias. Sente fome depois de uma sessão de natação?


Também o professor Louis Burke, chefe do Departamento de Nutrição do Instituto Australiano do Desporto, apontou que os nadadores de competição têm geralmente, níveis de gordura mais elevados que os ciclistas ou corredores, que despendem semelhantes quantidades de energia durante os treinos.


Isto acontece porque depois de nadar, os atletas sentem fome e podem simplesmente substituir as calorias que perderam, com uma refeição robusta ou uma bebida com açúcar. Podem inclusive, ingerir um maior número de calorias que aquelas que queimaram.


De acordo com o professor Burke, «algumas pesquisas sugerem que é devido às baixas temperaturas da água em que os nadadores treinam. Por contraste, corredores e ciclistas sentem normalmente, um aumento da temperatura do corpo durante o treino, o que pode ajudar a suprimir o apetite».


Burke realçou ainda que os nadadores de competição são menos activos quando não estão a treinar. «Eles ficam tão cansados das horas de treino intensivo, que dormem, relaxam ou evitam qualquer tipo de actividade física».


Sente-se cansado ou com sono quando acaba de nadar?


No que toca à tonificação muscular, é de notar que a maior parte do trabalho que o corpo faz quando nada, envolve actividade dos músculos positivos. É sabido que a fase negativa isto é, quando se baixam os pesos durante o treino com halteres, é muito importante no crescimento dos músculos.


Poderão os seus músculos desenvolver-se correctamente quando apenas os positivos são exercitados? Antes que diga que os nadadores profissionais têm músculos tonificados, saiba que eles levantam pesos para manterem o equilíbrio muscular e ganhar força para conseguirem braçadas mais fortes.


Apesar de tudo isto, não desista da natação se gosta do desporto. Fazer exercício, seja qual ele for  é melhor que não fazer nenhum. Certifique-se apenas, se quiser manter ou perder peso, que não come mais calorias do que as que perde e que se mantém activo depois de umas revigorantes braçadas.


  • Como perder peso

    Ter peso a mais não é saudável – perder esses quilos extra deve ser uma prioridade. Só falta encontrar uma forma de emagrecer que resulte.

  • A importância de dormir bem

    Dormir bem pode ajudá-lo a perder peso, ou, pelo menos, a não engordar. Descubra porquê.

  • A forma mais fácil de emagrecer

    Uma caminhada de quilómetros começa com um pequeno passo. Pequenos passos levam a grandes ganhos (ou perdas) de peso passado algum tempo. Muitas vezes damos mais importância aos bens materias ou ao reconhecimento professional do que aos pequenos

  • 10 Dicas para Emagrecer

    Neste artigo vamos dar-lhe 10 conselhos muito simples de seguir mas que podem fazer muita diferença para quem quer emagrecer.


  • Alimentação saudável no Natal?

    «Um dia não são dias», é o que muitos nutricionistas afirmam, quando se referem ao Natal e aos seus excessos. Paula Veloso, nutricionista, diz mesmo que «não será entre Natal e Ano Novo que se engordará, mas sim entre o Novo Ano e o Natal».

  • Chás para Emagrecer

    Foi comprovado, após vários estudos, que beber café e chá está directamente relacionado com a diminuição do risco de desenvolver diabetes II . Os chás são preparados à base das folhas de plantas. A palavra chá é também usada

  • Zumba Fitness

    Emagrecer não é difícil! 

  • Como emagrecer melhorando a postura

    O nosso corpo está todo interligado. Isto significa que a sua barriga depende da forma como anda e se senta, ou seja, da sua postura. Significa ainda que a força do seu estômago também influencia a sua postura.


 
Votar
 

 
comments powered by Disqus